Cirurgias são adiadas por falta de sangue nos estoques de hospitais da Paraíba e Hemocentro apela para doações

 


Quem está internado lutando pela vida ou na fila para fazer uma cirurgia enfrenta mais um problema, a falta de sangue nos estoques dos hospitais da Paraíba que está causando a suspensão dos procedimentos cirúrgicos. Essa realidade pode ser transformada com o simples ato de doar sangue em um dos Hemocentros em Campina Grande, João Pessoa, e nos Hemonúcleos espalhados pelo Estado. 

Em entrevista ao ClickPB, nesta quarta-feira (5), a Diretora técnica do Hemocentro da Paraíba, Valéria Lucena Limeira, alertou que diversas cirurgias já foram suspensas por falta de estoque de sangue nos hospitais da Paraíba. Ela fez um apelo para doações urgentes de sangue A- e O-, pois não há mais desse tipo em estoque. "Apelamos para que doadores compareçam com urgência para fazerem doações de sangue tipos A- e O-, e outros tipos também", apelou.

De acordo com ela, além da queda nas doações causada pela pandemia, também a outro fator, o do tratamento da doença que exige um banco de estoque de doações com alta capacidade. "Não estamos conseguindo fazer as doações que tínhamos antes da pandemia. Com a Covid-19, a demanda está sendo muito maior. Nosso estoque está negativo. Antes, na faixa de 180 a 200 doações, era o que fazíamos antes da pandemia, agora varia na média de 80 a 90", destacou.

Para doar sangue é muito simples. O candidato deve fazer o agendamento por mensagem de WhatsApp para o telefone (83) 3133-3473, em João Pessoa. A doação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, ou aos sábados das 7h às 12h, no Hemocentro Coordenador de João Pessoa, localizado na Avenida Dom Pedro II, 1548, Jaguaribe, do lado da Secretaria de Saúde do Estado e no Hemocentro Regional de Campina Grande.
 
Outra opção é a doação em um dos Hemonúcleos espalhados pelo Estado que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 12h, em Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa, Piancó e Itaporanga. 

Confira abaixo os requisitos básicos para doação de sangue:                     
 
·   Pesar no mínimo 50kg;
·   Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
·  Estar alimentado (evitar alimentação copiosa e gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação);
·   Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
·   Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
·   Quem mora ou visitou a cidade de Conde e suas praias estão impedidos temporariamente de doar;
·  Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar após 12 meses de realização do procedimento.
·   Endoscopia impede a doação por 6 meses
·  Candidatos à doação que tiveram Covid-19, estando totalmente sem sintomas da doença, podem doar sangue 30 dias após a cura
·   A vacina contra a Covid-19 Astrazeneca impede a doação por 7 dias e a Cononavac por 48h.



Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário