‘NOVO NORMAL’: 39 cidades paraibanas já foram classificadas como bandeira vermelha; quatro estão nesta situação há 47 dias – CONFIRA QUAIS SÃO

 


A Paraíba já classificou, desde o início da pandemia do novo coronavírus, 39 cidades como bandeira vermelha, quando é recomendado o impedimento da mobilidade de pessoas. Os dados são do Polêmica Paraíba após um levantamento realizado com números do “Plano Novo Normal” do governo do estado. Ainda segundo a pesquisa, quatro cidades estão há pelo menos 47 dias nessa condição: Cuité de Mamanguape, Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede.

O Plano Novo Normal foi oficializado após o decreto estadual nº 40.304, de 12 de junho de 2020, com o objetivo de avaliar, a cada quinze dias, a situação sanitária e de saúde de cada um dos 223 municípios paraibanos, para que, a partir desses dados, o governo do estado possa estipular a retomada gradual das atividades durante a pandemia, por meio de decretos estaduais.

A primeira avalição divulgada entrou em vigência no dia 15 de junho. Até hoje, foram 22 avaliações, e elas classificam os municípios em quatro bandeiras: vermelha (quando a mobilidade é impedida); laranja (quando a mobilidade é restrita); amarela (quando a mobilidade é reduzida); e verde (quando a mobilidade é livre).

Neste levantamento, o Polêmica Paraíba se concentrou nos dados referentes à bandeira vermelha. Das 22 avaliações, 14 não registraram municípios em bandeira vermelha, separadas em dois lapsos de tempo. O primeiro foi entre a terceira (em vigência a partir do dia 13 de julho) e a 11ª avaliação (em vigência até o dia 13 de dezembro), período em que o Estado, e o Brasil como um todo, acreditava no recuo da doença. O segundo período sem municípios classificados na bandeira vermelha foi entre a 16ª (em vigência a partir de 11 de janeiro de 2021) e a 18ª avalição (em vigência até 21 de fevereiro de 2021).

Do outro lado, foram oito avaliações com cidades classificadas como bandeira vermelha: as 1ª e 2ª avaliações (vigência entre 15 de junho e 12 de julho); 14ª e 15ª avaliações (vigência entre 14 de dezembro e 10 de janeiro de 2021, reflexo do período eleitoral), e as últimas quatro avaliações, da 19ª até a 22ª, que estão em vigência desde o dia 22 de fevereiro deste ano.

Dentre essas avaliações, houve uma “rotatividade” de municípios. Até aqui, 21 cidades foram classificadas apenas uma vez como bandeira vermelha: Areial, Cacimbas, Caldas Brandão, Congo, Cuité, Dona Inês, Itapororoca, Jacaraú, Mãe d’Água, Marizópolis, Matinhas, Mato Grosso, Poço Dantas, Princesa Isabel, Quixaba, Riachão do Poço, São Domingos do Cariri, São Francisco, Serraria, Teixeira e Umbuzeiro.

Já quem mais apareceu, esteve presente em seis das oito avaliações. São três cidades: Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede.

Completam a lista ainda, com duas aparições: Barra de São Miguel, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Gurjão, Santa Rita e Santa Teresinha; com três aparições: Capim, Fagundes, Prata, Sapé e Vista Serrana; com quatro aparições: Cuité de Mamanguape, Emas e Uiraúna; e por último, com cinco aparições, a cidade de Catingueira.

Mais vezes em sequência 

Outro dado levantado pela pesquisa foi a de quantas cidades apareceram em sequência nas avaliações do governo do estado. Nas duas primeiras avaliações, Barra de São Miguel, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Gurjão e Santa Rita estiveram classificadas como bandeira vermelha por duas avaliações seguidas.

Já entre as 14ª e 15ª avaliações, mais sete cidades apareceram em sequência com a recomendação de mobilidade impedida: Catingueira, Emas, Igaracy, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana.

Por último, nas quatro ultimas avaliações, da 19ª à 22ª, foram quatro cidades que apareceram pelo menos duas vezes seguidas: Emas, Fagundes, Santa Teresinha e Uiraúna; quatro cidades apareceram três vezes seguidas: Catingueira, Capim, Prata e Sapé; e, por último, quatro cidades apareceram nas quatro classificações: Cuité de Mamanguape, Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede.

Confira abaixo a relação de todas as cidades que já foram classificadas como bandeira vermelha, nas respectivas avaliações do Plano Novo Normal:

1ª avaliação, em vigência a partir de 15/06 (14 municípios)

Areial, Barra de São Miguel, Bayeux, Caldas Brandão, Congo, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Gurjão, Itapororoca, Jacaraú, Riachão do Poço, Santa Rita, Serraria e Umbuzeiro.

2ª avaliação, em vigência a partir de 29/06 (8 municípios)

Barra de São Miguel, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Dona Inês, Fagundes, Gurjão, Santa Rita e São Domingos do Cariri.

3ª avaliação, em vigência a partir de 13/07 (0 municípios)

4ª avaliação, em vigência a partir de 27/07 (0 municípios)

5ª avaliação, em vigência a partir de 10/08 (0 municípios)

6ª avaliação, em vigência a partir de 24/08 (0 municípios)

7ª avaliação, em vigência a partir de 07/09 (0 municípios)

8ª avaliação, em vigência a partir de 21/09 (0 municípios)

9ª avaliação, em vigência a partir de 05/10 (0 municípios)

10ª avaliação, em vigência a partir de 19/10 (0 municípios)

11ª avaliação, em vigência a partir de 02/11 (0 municípios)

12ª avaliação, em vigência a partir de 16/11 (0 municípios)

13ª avaliação, em vigência a partir de 30/11 (0 municípios)

14ª avaliação, em vigência a partir de 14/12 (12 municípios)

Catingueira, Emas, Igaracy, Mãe d’Água, Mato Grosso, Princesa Isabel, Quixaba, São Francisco, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana.

15ª avaliação, em vigência a partir de 28/12 (7 municípios)

Catingueira, Emas, Igaracy, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana.

16ª avaliação, em vigência a partir de 11/01/2021 (0 municípios)

17ª avaliação, em vigência a partir de 25/01/2021 (0 municípios)

18ª avaliação, em vigência a partir de 08/02/2021 (0 municípios)

19ª avaliação, em vigência a partir de 22/02/2021 (6 municípios)

Cacimbas, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede.

20ª avaliação, em vigência a partir de 08/03/2021 (8 municípios)

Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Igaracy, Prata, São José do Bonfim, São Mamede e Sapé.

21ª avaliação, em vigência a partir de 22/03 (15 municípios)

Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Emas, Fagundes, Igaracy, Marizópolis, Matinhas, Poço Dantas, Prata, Santa Teresinha, São José do Bonfim, São Mamede, Sapé e Uiraúna.

22ª avaliação, em vigência a partir de 05/04/2021 (13 municípios)

Capim, Cuité de Mamanguape, Emas, Fagundes, Igaracy, Prata, Santa Teresinha, São José do Bonfim, São Mamede, Sapé, Teixeira, Uiraúna e Vista Serrana.

Fonte: Polêmica Paraíba



Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Postar um comentário