Catedral da Luz divulga horários de celebrações da Semana Santa sem público

 A Catedral de Nossa Senhora da Luz divulgou, neste sábado (27), a programação das celebrações da Semana Santa, que vai acontecer sem a presença dos fiéis, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde devido à pandemia do novo coronavírus. As missas estão e continuarão sendo transmitidas pelas redes sociais da paróquia.


A procissão do Domingo de Ramos não será realizada, para evitar aglomerações. A Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava-pés.

Na Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na Catedral para renovação dos votos sacerdotais, deverá participar apenas os padres e diáconos que não estão nos denominados “grupos de risco”.

Já na Sexta-Feira Santa, haverá uma celebração da Paixão e Morte do Senhor. Não será realizada a procissão do Senhor Morto. No Sábado de Aleluia, não será permitida a Procissão da Luz após a benção do fogo.

Horários de missas transmitidas online:

  • Domingo de Ramos, 28 de março: 8h30 (sem procissão) – 19h (Santa Missa)
  • Segunda-feira, 29 de março: 19h (Santa Missa)
  • Terça-feira, 30 de março: 18h (Celebração Penitencial) – 19h (Santa Missa)
  • Quarta-feira, 31 de março: 18h (Celebração do Encontro) – 19h (Santa Missa)
  • Quinta-Feira Santa, 1º de abril: 9h (Missa dos Santos Óleos) – 17h (Missa da Ceia do Senhor)
  • Sexta-Feira da Paixão, 2 de abril: 12h (Ofício da Agonia) – 15h (Celebração da Paixão)
  • Sábado de Aleluia, 3 de abril: 20h (Vigília Pascal)
  • Domingo de Páscoa, 4 de abril: 8h30 (Santa Missa) – 19h (Santa Missa)

Resumo das Celebrações da Semana Santa

DOMINGO DE RAMOS – é a celebração que abre a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, porém, este ano, será apenas com a entrada simples do Sacerdote. Os fieis estão sendo convidados a colocar um ramo na porta ou janela de suas casas ou apartamento, para lembrarem a solenidade. A Procissão de Ramos relembra o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão, aclamado e acolhido com festa.

QUINTA-FEIRA SANTA – neste dia é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Esta Missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Peculiaridades: este ano o sacerdote não fará o rito do Lava Pés.

SEXTA-FEIRA SANTA – dia da Celebração da Paixão (não é Missa), às 15h (tradicionalmente). A celebração marca o sacrifício de morte de Jesus. Peculiaridades: este ano não será realizada a Procissão do Senhor Morto, e, na celebração, também não acontecerá o beijo na cruz (se houver, será apenas o sacerdote).

SÁBADO DE ALELUIA / VIGÍLIA PASCAL – a Santa Missa acontece à noite, pois é a noite da “espera”, da “vigília”, onde os fiéis aguardam a ressurreição do Senhor. Peculiaridades: nesta Missa aconteceria a Procissão da Luz e também o Batismo de jovens e adultos, porém, devido à situação atual, estas não acontecerão. Às 20h. O Sacerdote fará apenas a Bênção do Fogo e da Água, mas sem os ritos de procissão da luz ou batismo, como dito anteriormente.

DOMINGO DE PÁSCOA – é o dia que os católicos celebram a grande festa da Ressurreição. É A MAIOR FESTA PARA OS CATÓLICOS. Missa solene, porém apenas transmitida.





Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário