Estresse do final de ano: Saiba os efeitos e como lidar

Aquele estresse que muita gente sente no fim do ano não é apenas coincidência. O clima de retrospectiva deixa as pessoas mais pensativas, fazendo um balanço do ano, do que deu certo ou errado. Só que em meio a esse momento mais introspectivo, tem também muita coisa para resolver. Compromissos, confraternizações, compras, organização da casa, definir o menu da ceia…

Dados da International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR) mostram que o estresse pode aumentar em até 75% nesse período.

Toda essa tensão pode provocar fortes dores musculares, ansiedade e outros problemas que atrapalham a sua rotina¹. Veja dicas para manter o controle nessa fase e resolver tudo com mais calma.

1. Faça listas

É uma medida simples mas que faz toda a diferença na organização do dia a dia. Crie uma lista com as tarefas diárias e semanais e realize uma coisa de cada vez.

2. Delegue funções

Não adianta querer ser mulher-maravilha e achar que pode dar conta de tudo sozinha. Divida as funções com a família e amigos.

3. Não procrastine

Deixar as compras para a última hora, com certeza, é pedir para enfrentar momentos estressantes. Manter a calma em shoppings, lojas e supermercados lotados não é fácil. Com tempo, é possível antecipar as compras aos poucos e não ficar sobrecarregada.

4. Pratique exercícios

Quando os compromissos aumentam, é comum deixar a academia de lado e as atividades de lazer. Isso é perigoso. A prática de exercícios eleva os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e ajuda a reduzir os níveis de estresse. Planeje os seus compromissos sempre priorizando esses momentos.

5. Não ignore dores

Dores musculares constantes podem ser um reflexo do estresse, tensão e má postura. Durante o expediente, é importante fazer pausas para alongar os braços, mãos e pernas. Esses exercícios de alongamento e relaxamento realizados por 10 ou 15 minutos são capazes de prevenir e diminuir os casos de LER (lesão por esforço repetitivo).

Fonte: Nordeste1
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário