Destinos para visitar nos feriados de 2020

O que dizer de 2020, que mal chegou e já conquistou os brasileiros pela generosa quantidade de folgas? O ano bissexto terá nove feriados nacionais. Os dias de folga cairão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras e, portanto, são passíveis de emendar com o fim de semana. Um ano com potencial de ser bem mais animado que 2019, que teve apenas cinco feriadões.


Com tantos descansos previstos, vale planejar o que fazer nessas datas com antecedência. Ainda mais se houver o desejo de aproveitá-las para conhecer destinos brasileiros, e até mesmo a história de algumas datas.

O primeiro passo é anotar os dias de folga: Carnaval (24/02/2019, segunda-feira), Paixão de Cristo (10/04/2019, sexta-feira), Tiradentes (21/04/2019, terça-feira), Dia do Trabalho (01/05/2019, sexta-feira), Corpus Christi (11/06/2019, quinta-feira), Independência do Brasil (07/09/2019, segunda-feira), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10/2019, segunda-feira), Finados (02/11/2019, segunda-feira) e Natal (25/12/2019, sexta-feira).

Depois, é só escolher a programação ideal, organizar a rotina e aproveitar. O Metrópoles selecionou nove destinos com referências históricas. Fizemos um calendário de programação para as datas baseado na ligação dos destinos com elas. Confira:



Carnaval em Salvador (BA)

Para quem ama folia, passar a Carnaval na capital baiana pode ser uma experiência inesquecível.

A festa é aguardada e preparada com carinho durante todo o ano pelos moradores locais, que costumam receber, nesse período, cerca de 2 milhões de foliões.

Embora muito famoso, o circuito festivo não é a única alternativa na capital baiana. Quem pensa que só de circuito vive o icônico ziriguidum está enganado. Há muitas opções de praias tranquilas e praticamente intocadas nos arredores da capital, para quem quer ouvir, apenas, o barulho do mar.

Um dos destinos é a Praia das Neves, conhecida como o “caribe soteropolitano”. Ela está localizada em Ilha de Maré, a 50min de Salvador. Outra vantagem de participar do maior Carnaval do mundo é que, diferentemente de outras cidades brasileiras, ainda é possível curtir sem gastar muito – ainda que em alta temporada. Especialmente se o viajante não faz questão de estar nos camarotes e nos blocos mais badalados.


Paixão de Cristo em Recife (PE)

A encenação da Paixão de Cristo em Recife é uma das mais tradicionais do país, com 22 anos de tradição. A apresentação refaz os últimos passos de Jesus a céu aberto, no Marco Zero, com entrada gratuita. Um espetáculo que vale a pena conferir, independente da sua crença.

Tiradentes, em Tiradentes (MG)

A cidade que leva o nome do herói da Inconfidência Mineira é pequena, tranquila e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de características é ideal a quem deseja se desconectar e curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras, casarões históricos e um surpreendente roteiro gastronômico.


Dia do Trabalho, na Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros, a 280km de Brasília, é considerada pelos espiritualistas o chacra cardíaco do planeta. Para eles, a região fica sobre uma imensa placa de quartzo de quase dois bilhões de anos. Verdade ou não, o local é perfeito para descansar, se desconectar e recarregar as energias. 

As comunidades situadas no município têm diversas atrações, como parques, cachoeiras, trilhas, shows e locais para apreciar a culinária local.


Corpus Christi, em Gramado (RS)

A data cristã ocorre na véspera do Dia dos Namorados. Então, que tal aproveitá-la em um destino perfeito para ir em família, cercado de amigos ou ao lado da pessoa amada?

A dica é Gramado, cidade com clima ameno, arquitetura europeia e excelente estrutura para receber turistas. Entre as principais atrações, estão chocolaterias e restaurantes locais, a maioria bem avaliada.

Independência do Brasil, em São Paulo (SP)

O feriado marca um evento conhecido como o Grito do Ipiranga, ocorrido em 1822, às margens do riacho Ipiranga, hoje localizado na capital paulista. Para além dos eventos históricos do qual foi palco, o estado de São Paulo também rende diversos roteiros de viagem, para todos os estilos e gostos.

Além da capital (uma moderna megalópole, animada e completa), essa região do Brasil tem lindas praias e cidades serranas que pulsam natureza, ar puro e sossego.


Dia de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Catarina

A data cai no Dia das Crianças. Apesar de não ser um feriado nacional, o período movimenta o comércio e pode ser uma oportunidade para aproveitar com a família, ou conhecer um dos maiores parques temáticos da América Latina.

O Beto Carrero World é dedicado a todas as idades e estilos e conta com mais de 100 atrações e shows exclusivos. Além disso, é possível conciliar a programação do parque com visitas as belíssimas praias do litoral catarinense.


Finados, no Rio de Janeiro (RJ)

O cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, foi o primeiro da América Latina a ser mapeado pelo Google Street View.

Conhecido como “cemitério das celebridades”, o local abriga os túmulos de Cazuza, Santos Dumont, Tom Jobim, Carmen Miranda, Janete Clair, Ari Barroso, Bussunda, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Chacrinha, Cecília Meireles, Heitor Villa-Lobos, Vinícius de Moraes, Oscar Niemeyer, Olavo Bilac, Marília Pêra e outros. 

Assim, a capital carioca pode ser um bom destino tanto para os cristãos, que, segundo a tradição, devem reservar o dia para fazer orações aos que se foram, quanto aos que buscam um programa diferente e cheio de referências culturais.

Sem esquecer, claro, das praias que estão entre as mais belas do mundo.


Natal, em Belém (do Pará)

Viajar pelo Norte do País é se surpreender em cada região, com passeios pela floresta amazônica, praias paradisíacas no litoral, cidades históricas, vilas de pescadores e uma rica gastronomia com temperos e ingredientes exóticos.

Um lugar ideal para inovar e curtir as festas de fim de ano é o Pará. Nessas datas, clubes, complexos turísticos e casas de show de Belém oferecem shows com artistas nacionais e locais em clima de muita animação.

Fonte: Metrópoles

Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Postar um comentário