Como a iluminação pode mudar a sensação de conforto em casa

O gasto com iluminação pode pesar na conta de energia, mas ela tem papel fundamental no conforto para melhorar os ambientes da casa. Isso acontece porque 85% da percepção humana é visual, e a quantidade de luz que existe nos espaços interfere no mecanismo fisiológico da visão, na musculatura dos olhos e nas sensações que os espaços produzem.

Expressões como “quente e aconchegante” estão relacionadas aos padrões de cores e luzes, como neutro ou amarelo, em um recinto. “Enxergamos através dos ‘filtros da experiência’ e, por isso, temos expectativas que controlam o modo como nos comportamos, bem como aquilo que percebemos”, esclarece a Profa. Ma. Mariana Lucena, coordenadora dos cursos de Design de Interiores, Gráfico e de Moda do Unipê.

Atualmente, as lâmpadas de LED são as mais econômicas, pois a tecnologia do diodo emissor de luz transforma a energia em luz visível com baixa potência, trazendo menos consumo de energia. “Quando se trata de iluminação, minha dica mais valiosa é: nunca compre lâmpadas pela potência. O que determina a quantidade de luz que uma lâmpada emite é o fluxo luminoso. Quanto menor a potência e maior esse fluxo, mais eficiente será a lâmpada e haverá mais economia de energia”, pontua Mariana. 

Fonte: Correio da Paraíba
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário