É preciso levar o cartão de inscrição para fazer a prova do Enem?



O que é e para que serve o cartão de inscrição do Enem?

O cartão de inscrição do Enem é um documento que contém:
Dados do participante
Número de inscrição
Data, hora e local de aplicação das provas
Indicação de atendimento especial ou específico (se houver)
Opção de prova de língua estrangeira. (inglês ou espanhol)

Ele serve para confirmar ao participante as opções que ele fez ao se inscrever no exame e também para informar o local exato onde deve fazer a prova.

Quando posso obter meu cartão de inscrição do Enem?

O cartão de confirmação de inscrição do Enem só é liberado poucas semanas antes das provas. Quando o Enem acontece em novembro, por exemplo, o acesso ao cartão é liberado a partir da segunda quinzena de outubro.

Onde conseguir o cartão de inscrição do Enem?

Houve uma época em que o Enem enviava o cartão de inscrição para a casa de cada um dos milhões e milhões de participantes. Imagina só a logística e a despesa!

Hoje em dia, o cartão fica disponível no site oficial do Enem e também no aplicativo oficial do exame para celulares.

O Enem não envia mais o cartão pelo correio, nem por e-mail. O participante tem a responsabilidade de acessar o site ou aplicativo para obter o documento.

O lado bom disso tudo? Você pode consultar, baixar e imprimir o seu cartão quantas vezes quiser ou precisar, gratuitamente.

Precisa levar o cartão de inscrição para fazer a prova do Enem?

Precisar, não precisa. Mas é altamente recomendável.

A gente explica melhor: é que a apresentação desse cartão não é obrigatória para fazer o Enem. Ninguém vai ser barrado por não ter o cartão na hora da prova.

Lembramos que só é obrigatório levar o documento de identificação oficial válido e com foto (a lista dos documentos aceitos fica disponível no edital do Enem) e caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

Mas então, por que é recomendável levar o cartão de confirmação de inscrição?

A organização do Enem recomenda levar o cartão de inscrição. Isso, por si só, já é motivo suficiente. Mas vamos pensar juntos: é bem mais seguro acessar o cartão para saber com certeza qual o endereço do local de prova, certo? Ainda mais em dia de Enem, quando a nossa ansiedade está a mil.

Portanto, assim que o cartão estiver disponível, guarde-o em sua carteira ou celular e leve-o nos dois dias do exame para consultar em caso de dúvida. Combinado?

Cartão de inscrição e boletim individual são a mesma coisa?

Não. O cartão de inscrição indica seu local de prova e é divulgado antes das provas do Enem.

Já o boletim individual só fica disponível quando saem os resultados do exame e tem o objetivo de informar que nota você tirou em cada prova.

Fonte: https://www.enemvirtual.com.br/cartao-de-inscricao-enem/


Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário